Tags

, , , , , , , , ,

O texto deste post é crédito de Mariana Figueirêdo, convidada especial deste blog. Mariana é escritora de diversos textos, crônicas e resenhas literárias, professora de inglês, ingressou recentemente na faculdade de Medicina e é autora do blog msfigueiredo

By Mariana Figueirêdo:

Recebi esse convite maravilhoso para escrever sobre uma das minhas cidades favoritas do mundo (senão a favorita): London! Londres é aquele tipo de cidade em que podemos fazer de tudo tranquilamente. Tem programação desde museus, catedrais, igrejas, ruas de compras… até simplesmente andar pela cidade sem nenhum compromisso, o que posso garantir que nos dá um prazer sem igual! Nesse post resolvi escrever sobre 4 coisas específicas de Londres que pude perceber e aproveitar nos dias em que estive lá: transporteprincipais pontos turísticosprincipais atrações e a magia de Londres. Let’s go!!

Sempre tive o sonho de conhecer Londres e não esperava que o dia de ir lá estava tão próximo. Então, fiz a melhor programação que pude para que pudesse aproveitar os 5 dias que estive na cidade. Segundo minha tia, essa só foi uma viagem para eu tomar gosto e voltar para ficar mais tempo em breve. E eu concordo! 😀

Bom, uma das coisas que mais gostei na cidade foi a dinâmica do transporte. Sério, eu simplesmente AMEI o metrô de Londres, o famoso Underground ou, se quiser se sentir londrino: tube! É muito fácil de andar e se localizar na cidade. As linhas de metrô são de fácil acesso, os trens são confortáveis e durante a viagem somos orientados por uma voz eletrônica no próprio trem que diz qual a próxima estação, quais linhas podemos pegar a partir desta, além do famoso mind the gap, que nada mais é que um aviso para termos cuidado com o vão entre o trem e a plataforma quando sairmos ou entrarmos no trem. Essa frase fica na cabeça o dia inteiro! haha Além disso, as principais estações, como King’s Cross, Victoria e Paddington são enormes e muito lindas. Temos muitas opções de tickets: podemos comprar por dia e usarmos o dia inteiro ou então um cartão que pode ser usado durante uma semana.

Além do metrô, os tickets que compramos valem também para os belíssimos ônibus (sim, aqueles famosos ônibus vermelhos de dois andares!!). A vantagem de andar de ônibus é apreciarmos a beleza de cada canto que passamos pela cidade! Também não posso deixar de falar sobre os taxis londrinos, os famosos black cabs, que é mais uma opção de transporte, embora eu não tenha utilizado.

london black cabs

Ok, agora a bordo do nosso tube, vamos parar na estação de Westminster e começar a falar dos principais pontos turísticos e atrações da cidade. Subindo as escadas rolantes dessa estação damos de cara com nada mais nada menos que o BIG BEN, a torre do relógio onde fica o Parlamento!! Fiquei encantada por estar em um dos lugares que mais sonhei estar no mundo. E ao olhar para os lados, podemos ver o rio Tâmisa e lá do outro lado da margem a roda gigante London Eye. É um dos momentos mais deslumbrantes da viagem. Pois bem. Vale a pena passar algumas horas nos arredores de Westminster aproveitando toda a beleza. Se possível, vá dar uma volta na London Eye. Perto dali ainda podemos ir conhecer a famosíssima Trafalgar Square, onde fica a enorme National Gallery.

londres2 londres5

Depois de aproveitar essa área podemos ir andando um pouquinho mais ou então pegamos o metrô na estação de Westminster e soltarmos em St James’s Park para vermos a belíssima Abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham, que é onde ocorre a famosa troca de guardas! A abadia fica aberta à visitação, então podemos tirar o dia para conhecer essas duas áreas, ou quem sabe até dois!

Mais pontos turísticos legais de Londres: Piccadilly Circus, que é uma das praças mais movimentadas da cidade, onde tem aquele painel digital enorme! Lá, encontra-se o museu divertidíssimo Believe it or not! que possui 6 andares de atrações super legais. Outro lugar que é cartão postal é a maravilhosa Tower Bridge, a ponte que fica ao lado do monumento Tower of London, na margem do Tâmisa. Esse lugar é de uma beleza e paz indescritível. Posso ficar lá sentada naqueles bancos na margem do rio por horas apreciando tudo.

londres6

Para compras indico a Oxford Street, onde podemos encontrar desde lojas de lembrancinhas até lojas de grandes marcas. E encontramos de tudo, coisas muito originais e diferentes! Quando fui passei 4 horas garimpando! haha 😀 Entretanto, o lugar que mais indico para comprar lembrancinhas é Camden Town. Lá também tem mercados que vendem de tudo (meesmo!!) e muitos estúdios de piercing e tatuagem. Vale a pena dar uma olhada. Quando fui, meu irmão comprou lá um violão numa loja de instrumentos musicais de um brasileiro!

londres1

Ainda nos arredores de Londres, podemos visitar o Observatório de Greenwich e tirar aquela típica foto com um pé em cada hemisfério. E, para quem é fã de Beatles, pode visitar a famosíssima Abbey Road e tirar aquela foto atravessando a faixa (tem sempre alguém por lá para tirar foto)! Quem quer ir mais além, pode pegar um trem e ir até Liverpool, onde tem o museu. E para quem é fã de Harry Potter (eu, eu, eu!!), pode ter a maravilhosa experiência de conhecer os estúdios onde foram filmados os 8 filmes da série. Fica em Leavesden e temos que pegar um trem até a estação de Watford Junction e de lá pegar o próprio ônibus da Warner Bros. Studios que nos leva diretamente para os estúdios. É muito emocionante e lindo poder apreciar cada detalhe visto nos filmes bem de pertinho e poder aprender sobre todo o processo de criação envolvido. Vale a pena para quem é fã!!

londres londres4

Outra atração imperdível é o Museu de Cera Madame Tussauds. Esse museu é melhor do que imaginamos. Vai além das estátuas de cera de famosos e tem uma parte do museu em que pegamos carona em um carrinho que imita os black cabs londrinos e ficamos a par da história da construção da cidade de Londres. É uma experiência enriquecedora, sem dúvidas. Além disso, assistimos uma sessão em 4D de uma historinha dos super heróis da Marvel. É suuper legal! E, óbvio, lá também passamos a saber mais sobre a própria Madame Tussauds.

londres3

Enfim, existem muitos outros lugares e atrações que valem muitíssimo a pena serem visitadas, mas infelizmente não posso escrever sobre todas ainda. Londres é uma cidade mágica pelo simples fato de que podemos andar nas ruas sem medo algum, com uma facilidade de localização extrema, admirando a sua beleza encantadora a cada esquina e estando bem com o seu clima. Descrevi Londres em meu diário de viagem como uma cidade dinâmica em todos os sentidos. É o tipo de cidade que não quer que a deixemos. O tipo de cidade que não queremos deixar. Que queremos voltar. Que queremos morar ou pelo menos passar um bom tempo. Por isso quando cheguei ao aeroporto de Heathrow para ir embora para França eu disse: See you soon, London!

(Sem contar o fato de que eu perdi o voo para a França, uma prova de que Londres não queria que eu fosse embora!  haha)

londres7

Anúncios