Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Paris1-torree

Paris é recheada de atrativos turísticos, mas passeios alternativos podem ser muito bem sucedidos na capital francesa.

paris Panorama_La_Défense

Paris tem o cheiro da baguette. É a terra dos singelos prazeres, como degustar uma tarde de sol e um vinho rosé no terraço de um bar em Montmartre, beliscando escargots. Sim, a vida aqui parece um filme.

paris baguettes

hummm…sou capaz de sentir o cheiro!

paris macarroni Pierre-herme_JARDIN_POTAGER_

Macarrons de hortelã, de Pierre Hermé. Tem sabores inéditos de macarrons, com ingredientes como azeite de oliva, açafrão, anis e pimenta espelette. Polêmico, acabou conquistando Paris e o mundo: a Pierre Hermé hoje tem lojas no Japão, Inglaterra e Emirados Árabes. Para chegar lá: 72, Rue Bonaparte; metrô Saint-Germain-des-Prés ou Saint-Sulpice. 

A cidade-luz tem uma luz que é só dela. Montmartre, uma área histórica da cidade onde se localiza a Basílica de Sacré Cœur (Basílica do Sagrado Coração – um dos monumentos mais visitados na França, de arquitetura marcadamente romana e bizantina.) e famosa pelo seus cafés, estúdios e clubes noturnos, como o Moulin RougeCatedral de Notre-Dame, famosa catedral gótica construída em 1163 no centro da cidade.

metrô de paris

Na estação do metrô para começarmos o dia…

montmartre-SacréCouer

Basílica de Sacré Couer

scan0189scan0190

A zona de Pigalle está mesmo ali ao lado do Montemartre e até ao Moulin Rouge é interessante fazer o percurso a pé, pois vamos tendo a nítida percepção da mudança de cenário. Aí, não faltavam os cartazes a anunciar espetáculos vários, os “sex shops” que dão cor ao ambiente alusivo à Belle Époque, assim como todo o culto de diversão noturna que aí prolifera. O “Moinho Vermelho” está intimamente ligado à história boêmia da cidade, o que faz do famoso cabaré de Paris um local de passagem obrigatória.

moullin rouge

paris moulin rouge

paris catedral de notre dame - foto Patrick Kovarik-AFP

Notre Dame e seu esplendor vista do outro lado do sena.

paris Couché_de_soleil_sur_Notre_Dame,_pris_depuis_l'Institut_du_Monde_Arabe,_Paris,_France

Na Île de la Cité, rodeada pelas águas do rio Sena, encontra-se uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Ao entrar na Catedral de Notre-Dame, o crente, pela força da verticalidade das suas linhas e da monumentalidade das suas paredes e vitrais, é como que impelido à ascensão. Se o gótico permite essa ligação entre a terra e o céu, a Catedral que homenageia a Mãe de Jesus Cristo tem indubitavelmente esse poder.

scan0183

No interior da Catedral de Notre Dame

paris notre dame bu Matt wordpress

scan0182scan0184scan0181

paris notre dame vitral

Vitrais da Catedral. Foto flickr by Niels Aha

paris vitrais notre dame

Vitrais de Notre Dame. Foto flickr by boris doesborg

Montmartre é bairro boêmio de Paris, onde moraram pintores como Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Renoir, Van Gogh e Gauguin e escritores como Balzac, Emile Zola, Boudelaire, Max Jacob e Apollinaire, para citar os mais conhecidos. E beber vinho em restaurantes e “bares-de-vinho” como os abaixo, é um hábito compartilhado por moradores e turistas.

paris montmartre2

No bairro os pintores vão para as ruas, como antigamente e como sempre o fizeram em Paris.

paris montmartre1

Foto flickr by stephen carlile

paris montmartre

Praça Charles de Gaulle, a contemplar o Arco do Triunfo. Como é sabido, o monumento foi construído em homenagem às vitórias militares de Napoleão Bonaparte e é com emoção que nele se podem ler os nomes de uma centena de batalhas e de um sem número de agentes intervenientes nos confrontos militares. Este é, sem paralelo, o símbolo máximo do orgulho e do patriotismo francês.

paris a noite-arco do triunfo paris arco do triunfo

o Hotel Ritz é um grande hotel palaciano, no coração de Paris. É altamente classificado entre os hotéis mais prestigiados e luxuosos do mundo e é membro do “The Leading Hotels of the World”. Ele estabeleceu rapidamente uma reputação de luxo, com clientes, incluindo realeza, políticos, escritores, estrelas de cinema e cantores. Várias de suas suítes são nomeadas em homenagem a famosos hóspedes do hotel, incluindo Coco Chanel e Ernest Hemingway, que viveu no hotel durante anos.

paris hotel ritz OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Hôtel de Ville é o termo francês para designar o edifício da prefeitura. É o edifício que abriga a administração local da cidade. Ele serve a várias funções, abrigando a administração local, o prefeito de Paris (desde 1977), e também serve como um local de encontro para grandes recepções.

paris-hotel deville-residência do alcaide de paris

Hotel Deville-residência do alcaide de Paris, à noite.

paris Paris-municipalidade

Deville durante o dia.

Paris 9

Deville

paris HôtelDeVille

DeVille, visto de outro ângulo

Apesar do seu nome, na mitologia grega, fazer referência ao lugar dos mortos, a verdade é que os Campos Elísios são uma avenida repleta de vida, onde predominam as lojas de especialidades luxuosas e os cafés requintados.

paris champs ely

Champs Elysées. Foto flickr by santiago uruguay

paris champs

Foto flickr by santiago uruguay

Av. champs elysees

Av. Champs Elysees

scan0195 scan0194 champs elysees

Pensando no “mais famoso cabaré do mundo”, o Lido de Paris se destaca. Com sua história que data da época da Segunda Guerra Mundial, em 1946, o Lido forneceu idéias extravagantes transformadas em shows deslumbrantes para entreter e surpreender. Fica localizado na Champs Elysées.

paris lido esperando na fila

Lido, esperando na fila…

paris lido paris lido2 paris lido3

scan0198

Na saída do Lido, após o show…

espetáculo do Lido

Museu do Louvre. É impossível não perder longas horas numa das maiores mostras de arte e cultura do mundo. Infelizmente, dessa vez não deu para entrar por causa das longas filas, assim como na Torre Eiffel.

paris Louvre_Museum_Wikimedia_Commons_2

scan0187

Ainda não foi dessa vez que entramos no museu, por causa das filas enormes…mas aguarde, no próximo post mostro.

scan0186 scan0185 scan0180

o Palácio dos Inválidos, para além de acolher os inválidos, é ainda uma necrópole militar e sede de múltiplos museus

paris-les invalidesles invalides - napoleao

paris palacio dos invalidos paris palácio dos inválidos

Indispensável um passeio de barco. Um dos mais concorridos passeios de Paris, seja você marinheiro de primeira viagem ou não, são os barcos que sobem e descem o rio Sena, os bateaux-mouches. Há todo tipo de pacote. Há aqueles que são um simples cruzeiro por este rio cujas margens são listadas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, passando sob pontes históricas como a Alexandre III e a Pont Neuf – a Ponte Nova, que, aliás, é a mais antiga da cidade. Há também serviços completos, com jantares românticos, com pratos e vinhos razoáveis, tudo com as cores da cidade iluminando as águas calmas do rio. Claro, que escolhemos o simples passeio, sem jantar (os preços estão lá nas alturas!).

paris bateau mouche

passeio no bateau  mouche pelo rio sena

Esse passeio foi antes de irmos ao show no Lido.

Acham-se jardins antigos no coração de Paris, como o das Tulherias e o de Luxemburgo. O Jardim Tuilerie foi criado no século XVI, sobre a margem direita do Sena, próximo do Louvre. O Jardim do Luxemburgo, sobre a margem esquerda, era outrora uma dependência privada do castelo construído por Marie de Médicis, em cerca de 1625. 

paris Tuileries-Roue

Jardim de Tuileries

paris French_Senate_seen_from_Luxembourg_Gardens_dsc00746

Palácio de Luxembourg

paris - luxemburg home_domaine

paris Jardin_du_Petit_Luxembourg

Jardins de Luxembourg…lindos!

paris luxemburgo

O Jardim de Luxemburgo é o maior parque público da cidade, com mais de 224 mil m², sediado no Palácio de Luxemburgo.

paris_Jardin_du_Luxembourg

Dá vontade de ficar o dia todo…

scan0197

Nesse dia, passeando pelas ruas, passei em frente de um salão de beleza e resolvi entrar para cortar meu cabelo! E agora, para falar francês? que não sabia uma palavra…kkkk…arranhei meu inglês mesmo (que ná época ainda estava aprendendo)…Essa foi boa!

scan0196

jardins de luxembourg palácio de luxembourg

Palácio de Versailles: Os jardins do Palácio de Versalhes foram encomendados por Luís XIV em 1661. O rei acreditava que os jardins eram tão importantes quanto o palácio e por isso levou 40 anos para construí-los. Entretanto, em 1999, uma rajada de vento de 210 km/h atingiram Versalhes por 2 horas e das 200 mil árvores, mais de 10 mil foram danificadas ou destruídas. O programa de revitalização foi concluído em 2010.

???????????????????????????????

Palácio de Versailles

Versailles

paris - versailes

Jardins de Versailles

Os Jardins foram projetados por André Le Nôtre. Em lugar de bosques, ele impôs um desenho matematicamente exato de jardins, caminhos e grupamentos de árvores. “A simetria, sempre a simetria”, queixava-se  madame de Maintenon, amante de Luís XIV. Para quebrar a monotonia das formas geométricas, Le Nôtre usou a água – tanto em movimento, como na fonte de Apolo, folheada em ouro, em tranquilos, e enormes, espelhos d’água. O projeto exigia tanta água que Luís XIV arregimentou trinta mil soldados para o empreendimento, fracassado, de puxar água do rio Eure, a 65 quilômetros de distância

scan0191

paris Vista de parte do jardim do Palácio de Versalhes, França_thumb[2]

jardins de versailles

castelo de versailles

paris - Jardim do Palácio de Versalhes - França_thumb[2]

Week-end au château de Versailles SONY DSC

scan0193

Na Galeria dos Espelhos…

scan0192

paris Carnival_versions_of_Louis_XIV_and_Marie-Antoinette_in_front_of_Versailles_Palace

Paris Carnaval. Versão de Louis XIV e Maria Antonieta in frente de Versailles.

Chateau de Versailles - Galerie des Glaces

Galeria dos Espelhos..

sala dos espelhos

As famosas batatas do Parmentier de Versailles. Desde 2009 que o Castelo de Versailles instalou no seu parque um carrinho fast food  oferecendo batatas cozidas no forno com acompanhamentos diversos.Estas batatas fazem parte da história de Versailles. Parmentier, farmacêutico de profissão, foi a pessoa que introduziu a batata na França – originária do Peru, quando há 6.000 anos os índios incas foi quem primeiro cultivou.  Após organizar vários banquetes propondo unicamente pratos à base de pomme de terre, ele convence Louis XVI a plantar o tubérculo em terras reais.

O Parmentier de Versailles oferece uma selecção de receitas saborosas e saudáveis ​​para todos os paladares, como Parmentier, Savoyarde e norueguês apenas para mencionar alguns. Um menu completo de coberturas de qualidade, a preços acessíveis, revelou-se um “must do” para todos os caminhantes e amantes dos jardins, servidos por uma equipe amigável focada no cliente.

paris batatas versailles-5

La Parmentier de Versailles

paris versailles-4

Os visitantes podem desfrutar de uma deliciosa batata assada, preparada no local, pronto para ir, e servido com biodegradáveis, compostáveis ​​caixas e talheres, feitos a partir de milho, cana-de-açúcar e amido de batata em respeito ao meio ambiente, um assunto levado a sério pelo Château de Versailles.

scan0188

Depois de andar tanto pelos jardins…descansando!

Palácio do Eliseu é a residência oficial do presidente da República Francesa, onde está localizado o seu gabinete e onde se reúne o Conselho de Ministros.

paris Palais_de_l'Elysée_-_Grille_d'honneur - do presidente da frança

Palácio Presidencial…

paris - guarda republicano French_Republican_Guard_Bastille_Day_2007_n1

Guarda republicano em desfile no Dia da Bastilha

Praça da Bastilha está localizada no mesmo local onde se encontrava a prisão da Bastilha até o momento de sua destruição, durante a Revolução Francesa de 1789. Esta praça é o símbolo da esquerda francesa

paris-praça la concorde

paris-école militaire

École Militaire – é um vasto complexo de edifícios que abrigam várias instalações de treinamento militar localizada no 7 º arrondissement de Paris, a sudeste do Campo de Marte.

Em Paris comer bem é de praxe. A culinária francesa é considerada irresistível e tem o requinte como principal ingrediente. Enquanto restaurantes servem os tradicionais patos e croissants, os charmosos cafés dedicam-se às bebidas mais quentes e macarons. Também fala-se em inglês, mesmo se seu sotaque varia entre o charmoso e o incompreensível. Guardada no coração de muitos como uma das cidades mais bonitas do mundo. É passagem indispensável para quem viaja pela Europa.

Anúncios