Tags

, , , , , , , , , ,

Saimos aos primeiros raios de sol da manhã e depois de viajarmos por uma hora, passamos por Kastelli Kissamos uma pequena cidade à beira mar para Steve descansar das horas ao volante.  Kissamos é o centro de produção e comércio do renomado vinho local Kissamos e construída ao longo de uma maravilhosa praia de areia.

kastelli kissamos sea front Crete04a Crete04 Crete05 Crete04ab

Chegamos a uma baía que tinha umas pedras de concreto em forma de cones no cais que achamos superinteressantes!

Crete03a Crete02a (2) Crete02 Crete01a Crete03 Crete03a

Seguimos a nossa trilha para Falassarna….e olha o que encontramos pelo caminho! Aliás, é que o mais vemos nas encostas das montanhas, criados soltos e em todo o lugar, bodes e cabras!

Crete 008

goats

Aqui tem mais uma história bonita (simplicidade, prazer de servir ao próximo e como o próprio nome do estabelecimento diz “Good heart”). Entramos numa localidade chamada Afrata, um vilarejo com ruas de chão batido e que no final escondia uma prainha selvagem e que tinha também restígios de antepassado (assim como todo lugar que você visita na Grécia). Ao entrarmos no vilarejo, vi umas flores bonitas e trepadeiras de burganville que não resisti e pedi para parar o carro para tirar fotos. De repente, vejo um homem, parecendo um camponês, a nos acenar com gestos que entendemos que era para ir até lá. Era uma Taverna chamada “Good Heart”, cujos donos era de um casal extremamente simpáticos. O casal de idosos não falava uma palavra em Inglês e o por nossa vez também não falávamos uma palavra em Grego, mas tentamos nos comunicar por gestos, mímicas, sorrisos. A decoração era rústica e atraente, com dezenas de “cabaças” empenduradas no teto e flores nos degraus. Ele logo nos ofereceu um copo de vinho e tomou um conosco. Eu não posso dizer que foi o melhor vinho que eu já bebi , mas é o pensamento que conta! Fez mímica e entendemos que era fabricação caseira. Depois veio com pão e queijo e nos ofereceu uma salada grega que era muito saborosa. Os donos fazem jús ao nome: gente de bom coração!

afrata3

Falassarna01 Falassarna01ab Falassarna01a Falassarna01b Falassarna

A praia em si é pequena e cheia de cascalho e na época em que estivemos lá não tinha estrutura nenhuma, mas valeu a pena a passagem pela linda acolhida na Taverna do simpático casal, que, pasmem! não nos cobraram nada pelo vinho e nem pelos “tira-gostos”, mas demos uma gratificação é claro!

Falassarna01c

afrata beach1 afrata afrata1 afrata2

Falassarna02

Soube que agora jé tem uma capela no lugar…na época estavam começando a construir…fica na área em direção à descida da prainha…

Falassarna02b Do outro lado, a rota nos levariam a caverna Ellinospilos, onde muitos achados arqueológicos importantes foram extraídos, mas não quisemos ir até lá, pois o caminho para a caverna era bastante áspero devido ao terreno rochoso da região e é sugerido principalmente para os caminhantes experientes.

Finalmente tomamos nosso rumo para Falassarnas, que é um dos mais famosos sítios arqueológicos da ilha.

Falassarna07 Falassarna06

falassarna1

Ai que delícia essa água verde, mas infelizmente não fomos preparados para ficar.

falassarna3

Um mercadinho antes do sítio arqueológico.

Falassarna04abFalassarna04Falassarna04a

falassarna

Falassarna03 (3) Falassarna03 (2) Crete-Rythnus05 (2)

Anúncios