Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Só aqui, entre paisagens magníficas e ruínas milenares, os mitos vencem a História e os sonhos navegam em mares de um azul impossível. A Grécia provoca suspiros, a presença dos deuses, a grandiosidade dos templos, o mistério das ruínas e por aí afora.  Você tem um monte de informações, idéias e imagens a respeito desse país, mas é preciso estar aqui para descobrir que você não sabia nada. Ou melhor, é imprescindível pisar aqui para comprovar que a força da mitologia, a beleza das ruínas e o encanto das ilhas de fato existem, mas que o fascínio da Grécia vai muito além disso.

grécia3

Templo de Zeus

templo de Zeus

Templo de Zeus, de outro ângulo

grécia1

O Parthenon foi construído para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C.. Ele servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o império ateniense. No século VI foi convertido numa igreja cristã dedicada à Virgem Maria e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita.
As obras de conservação e restauração do monumento começaram em 1975 e continuam até hoje.

grecia

Parthenon. Em Atenas, um programa obrigatório é conhecer de perto o Partenon, o templo que há quase 2500 anos reina soberano no alto da Acrópole.

parthenon

Uma das faces do Parthenon – face leste – narrava o nascimento de Atena, saindo da cabeça de Zeus.
Outra face – a oeste – mostrava a disputa entre Atena e Poseidon sobre o nome da cidade. Poseidon ofereceu aos atenienses a fonte de água que aparecia representada entre seus pés. Atena oferecia a oliveira. Atena venceu e deu o seu nome à cidade.
Poseidon bateu na rocha da acrópole com o seu tridente e uma fonte emergiu; a água era salgada e não foi julgada muito útil, enquanto que Atena bateu na rocha com a sua lança e uma oliveira emergiu. Cécrope (mítico rei) julgou que a oliveira era o presente melhor porque produzia madeira, óleo e comida, e conseqüentemente aceitou Atena como a padroeira da cidade. Poseidon, num raro espetáculo de magnanimidade, decidiu doar o seu presente desprezado, se bem que a sua natureza inicialmente foi mal-compreendida: isso significava representar a força do mar, que Atenas foi exercer gloriosamente no futuro. wikipedia

estatua de atena

Estátua de Atena, a deusa padroeira de Atenas.

Erectheion

Erectheion: Templo consagrado a Atena, Poseidon e Erecteu (mítico rei ateniense) que se conserva na Acrópole de Atenas, lugar mais sagrado da Acrópole.
No teto do Erectheion existia um orifício que nunca foi tapado porque pensavam que tinha sido produzido por um raio que Zeus tinha lançado contra Erecteion, ou pelo tridente de Poseidon que tinha se zangado com Atena e fez jorrar uma fonte de água salgada. Também havia no chão 3 buracos que os antigos achavam que se parecia com a pancada dos dentes do tridente de Poseidon.
Ali também teria sido plantada a oliveira que Atena ofereceu à cidade como presente.
Ao lado da oliveira existia o túmulo de um dos reis míticos, talvez de Cécrope. Provavelmente este túmulo era guardado por seis elegantes kores, que mais tarde se chamaram Cariátides. Elas suportavam todo o peso do templo em suas cabeças.
As cariátides que estão na Acrópole não são verdadeiras. 5 das verdadeiras estão no museu da Acrópole e uma no museu britânico

Athens03c (21)

AS CARIÁTIDES

Athens02

Odeão de Herodes Atico (teatro de Herodion) – ano 161 d.C: Teatro que antes era fechado para apresentações musicais. Foi construído em memória de sua mulher Regilia. Na invasão dos hérulos (povo germânico do sul da Escandinávia) de 267 o teatro foi arrasado,
No século XIX foram iniciadas escavações, removendo toneladas de terra, uma restauração foi levada a cabo nos anos 50, e desde 1957 voltou a ser usado para apresentações e festivais.

Teatro de Dionísio. Acrópole de Atenas, Grécia.

Teatro de Dioniso: É o mais importante dos teatros da Grécia antiga. Fazia parte do santuário de Dioniso (Deus da vinha e protetor do teatro). Foi construído no século V a.C.

a troca de guarda diante da tumba

A troca da guarda diante da Tumba do Soldado Desconhecido, em frente ao Parlamento.

grécia

THESEION: Na parte oeste da Ágora, o Templo de Hefesto. Às vezes chamado Theseion devido a uma crença de que os ossos do lendário herói Teseu estava enterrados lá; na verdade, os ossos que supostamente eram de Teseu foram enterrados no século V AC em outro local perto da Acrópoles de Atenas.

FILOPAPOS

Prisão de Sócrates (na colina de Filopapos, Atenas). De acordo com o que escreveu Platão, na obra Fédon, aqui terá estado preso Socrates, o filósofo. Também foi ele proferiu suas últimas palavras: “Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem, pagai a minha dívida. Pensai nisso!”.
Foto flickr by Sérgio Lopes

FILOPAPOS1

O monumento Philopappos é um mausoléu grego antigo e monumento dedicado a Caio Júlio Antíoco Epifânio Philopappos ou Philopappus, um príncipe do reino de Commagene. Ele está localizado na Mouseion Hill, em Atenas, na Grécia, sudoeste da Acrópole.
Foto flickr by Angel Martín Expóxito

portao de adriano

Portão de Adriano: Consta que o Imperador Adriano era um grande admirador da cultura grega e da cidade de Atenas.
Assumindo o império romano que então incluía a Grécia, Adriano esforçou-se em produzir uma imensa reforma urbana, e em sua homenagem os atenienses erigiram no século II d.C.
A porta emblematicamente dividia a cidade antiga da área construída pelo imperador, então conhecida como Adrianopolis. Na face que dava para a cidade nova foi escrito “Esta cidade é de Adriano e não de Teseu” e no lado que dava para a cidade antiga “Esta é Atenas, a velha cidade de Teseu”.
Bem preservado, o portal segue impressionando.
Foto flickr by André

igrejinha de sao jorge

LEKAVITOS com a igrejinha de São Jorge, visto da cidade de Atenas.

museu nacional arqueológico

Museu Arqueológico Nacional de Atenas. É o maior museu arqueológico na Grécia e um dos museus mais importantes do mundo dedicados à arte grega antiga.Foi fundada no final do século 19 para abrigar e proteger antiguidades de toda a Grécia, mostrando assim o seu valor histórico, cultural e artístico.

To Crete 006

Na frente do Museu Arqueológico Nacional de Atenas

To Crete 005

Na entrada do Museu Arqueológico Nacional de Atenas

museu1 museu2 museu3 museu4

museu5

Athens07 Athens Museum 022 Athens Museum 004

Athens Museum 001

Athens03aAthens03bdAthens03dAthens03eAthens03ff

Greece Day1 020

Athens10a