Tags

, , , , , , , , , , , , ,

E foram muitas paradas, de ônibus e de trem….Entre elas, uma rápida descida para apreciarmos o vulcão adormecido de Pompéia, o Vesúvio e mais adiante Nápoles, para seguirmos até Capri…ah! como a Itália é bela e cheia de história!

 

vesuvio via flickr

Vesúvio ao fundo. Foto via flickr by Giovanni Fontana

vesuvio2 via flickr

vesuvio1 via flickr

Outra vista do Vesúvio. Foto via flickr by Samuel Scotton

digitalizar0046 (1)

Nossa vista do Vesúvio de dentro do ônibus…

Um pouco da História da cidade romana de Pompéia: era uma típica cidade romana, situada próxima ao vulcão Vesúvio (arredores de Nápoles, sul da Itália). No ano de 79, este vulcão entrou em erupção violenta, provocando um forte terremoto e expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica.  A cidade de Pompéia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas.

No final do século XVIII, a cidade foi redescoberta por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos (sistema de condução de água), teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados. Os arqueólogos acharam também objetos e afrescos (pinturas em paredes) que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano. Porém, o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas. (Fonte: Sua Pesquisa)

pompeia corpo1 pompeia corpo2 pompeia corpo5

Atualmente, as ruínas do sitio arqueológico de Pompéia são visitadas por milhares de turistas do mundo todo.

pompeia03

Crédito das fotos acima: diário de viagem

Independente de onde o seu avião chega depois você deve ir até o porto de Nápoles de onde partem as balsas para Capri. Bem, mas o encantamento não acabou, desde a hora que pegamos o barco para a travessia até Capri, que dura aproximadamente 1 (uma) hora, e a chegada propriamente dita, foi um espetáculo aos olhos, em ver tanta beleza…mar e céu pareciam se unirem no azul celeste!

digitalizar0048 (1)

capri (1)

Porto de Nápoles

napolis - capri (1) napolis-capri (1)

A medida que o barco avança, os paredões rochosos que se erguem em pleno alto-mar exercem um efeito magnético aos olhos dos recém-chegados. É o primeiro sinal que você está próximo de Capri.

Aqui uma parada, no meio do oceano, para nos deleitar com essa visão: Os famosos “Faraglioni” de Capri (imponentes ilhas rochosas que são o símbolo de Capri) e a gruta azul! Vejam que maravilha da natureza!

capri6 via flickr

“Faraglioni” Foto via flickr by Pablo Monteagudo

capri1 (1) capri4

gruta azul 1

 

capri5 via flickr

Dentro da gruta, um imenso salão esculpido. É pela abertura submersa na parede de rocha que a luz solar entra na caverna, iluminada de baixo para cima. É exatamente a ‘filtragem’ da claridade solar pelo azul do mar que batiza a gruta, e que lhe confere um tom resplandecente. Foto fbflickr

capri gruta azul capri2 (1) capri3 (1)

gruta azul1 (1)

Gruta Azul . Foto via flickr by Joy Ride

Chegamos em Capri, onde passamos um dia inteirinho, percorrendo as ruas íngremes, com construções brancas de arquitetura belíssima, fazendo compras e parando aqui e ali para degustarmos a culinária local…

caprii

 

cidade-de-Capri-Italia

 

Capri 1 capri5 (1) capri6 (1) capri7

Capri é uma ilha italiana situada no golfo de Nápoles (região da Campania), no mar Tirreno. A cidade de Capri fica no topo da ilha da Costa Amalfitana e consegue concentrar o que há de melhor para os visitantes. Excelentes hotéis, restaurantes e lojas das melhores grifes.

capri3 via flickr (1)

Foto flickr by Pablo Monteagudo

capri vacas

Ahh…aqui também tem vaquinhas nas ruas! Lembram de um post que fiz sobre Zurique, onde elas aparecem? Aqui elas estão na Piazza Vittoria
(Foto via flickr by Pablo Monteagudo)

capri piazza

Famosa Piazzetta. Um café sentado nas mesinhas da Piazzetta custa cerca 4/5 euros. Um copo de vinho ou uma cerveja pode chegar a 10 euros.

capri8 capri9 (1) caprii1

Porém, beleza à parte, tem que tomar cuidado com o dindim! Para o bem do seu bolso, fuja dos meses de julho e agosto, a altíssima temporada, quando os preços sobem à estratosfera.

Uma ilha que oferece uma paisagem de beleza selvagem esculpida pelo vento, mar e pela mão do homem, este é Capri.

capri escultura romana via

Crédito da foto para Altagamma

Voltamos ao hotel para no dia seguinte rumarmos à Veneza…Deixamos para trás uma cidade que fala aos corações através do clima da sua beleza natural e onde a todo instante deparamos com casais apaixonados e pessoas com expressões felizes (risos nos lábios e felicidade no olhar)!

digitalizar0061 (1)

Monte Solaro

Outro ponto turístico para não deixar de ir apreciar a linda paisagem. O Monte Solaro. O ponto mais alto da ilha, a 589 metros acima do nível do mar. Aqui a vista parece não ter fronteiras: embaixo toda a ilha de Capri, em frente o Vesúvio, o Golfo de Nápoles e a Península Sorrentina, lá no fundo as montanhas da Calábria, os Apeninos e a Costa Amalfitana com as ilhotas dos Galli.

Sugiro alguns links, abaixo, para quem tiver interesse em consultar informações detalhadas de passeios, como chegar, hospedagem etc.

http://www.capri.com/pt/i/um-dia-em-capri

http://www.capri.com/pt/index#utm_source=bueno&utm_medium=Brasilnaitalia&utm_campaign=Brasilnaitalia

http://www.italia.it/en/home.html