Tags

, , , , , , , , ,

A Itália é um país inacreditável! Onde quer que você vá, do Norte ao Sul, certamente se deslumbrará com suas paisagens, suas cidades medievais, suas ruínas romanas, sua arquitetura renascentista. No entanto, poucas cidades italianas reúnem uma aura tão extraordinária quanto Assis, cravejada nas colinas da província da Úmbria, bem no meio da Itália. Assis é famosa por ser a cidade natal de São Francisco, conhecido no Brasil como o santo protetor dos animais.

 digitalizar0018 digitalizar0017

Religiosidade, arte e história fazem da visita a esta pequena cidade medieval uma jornada mágica e emocionante!  todas as ruas desta cidade parecem conduzir ao seu coração espiritual que são a Basílica de São Francisco e a Basílica de Santa Clara, que nasceu também ali naquele torrão italiano.

   digitalizar0015 digitalizar0014 digitalizar0013 digitalizar0012

Quase tudo em Assis gira em torno das figuras de São Francisco, e também de Santa Clara, certamente seus dois filhos mais ilustres. Porém, não pense que você precisa ser católico, ou sequer religioso, para aproveitar um passeio por Assis.
Primeiro, porque a mensagem de São Francisco transcende o cristianismo, com sua trajetória de jovem rico que abandona tudo para ajudar os pobres e necessitados.
Depois, porque Assis é uma cidadela medieval muito bem preservada, de valor histórico incrível, e com um clima de paz e serenidade que não se encontra em qualquer lugar.

digitalizar0016

É indescritível a emoção e energia salutar, de paz, que emana desse lugar. Eu, em oração, diante do túmulo de São Francisco! Lágrimas profusas vieram-me aos olhos. Foi o momento mais gratificante de todo o passeio. Me senti abençoada!

basilica-of-saint-clare-assisi

Basílica de Santa Clara

basilica-de-sao-francisco-de-assis_58051

Basílica de São Francisco de Assis

O complexo da Basílica é composto de duas igrejas, construídas uma sobre a outra. A inferior foi construída entre 1128 e 130, adornada com afrescos dos séculos 13 e 14, da autoria de mestres como Cimabue, Giotto, Lorenzetti e Simone Martini. A parte superior foi construída entre 1230 e 1253, e está adornada com afrescos de Giotto, ilustrando passagens da vida de São Francisco. Faz parte do conjunto também a cripta onde estão guardados seus restos mortais. Ao lado, o interior da basílica superior.

assis2

  Foto: Flickassis3

Foto: Olhares

 assis1 flickr

Foto: flickr

Anúncios