Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Hoje vou falar de Pádua e Verona. Foi uma breve passagem, mas inesquecível.

Começando com Pádua (Padova, em Italiano), quero dizer que a cidade é conhecida internacionalmente por ser a cidade onde Santo Antonio, famoso franciscano português, também conhecido como Santo Antonio de Lisboa – por ter nascido lá – passou parte de sua vida e veio a falecer em 1231 (não morreu propriamente em Pádua, mas a caminho). Tem um pouco mais de 200.000 habitantes e também é sede de uma antiga e prestigiosa universidade, a Universidade de Pádua (uma das mais antigas do mundo e a segunda mais antiga da Itália, só perde para Bolonha ).

Em Pádua se passa também parte da história da Peça A Megera Domada, de William Shakespeare.

Pádua está localizada na região de Vêneto, no nordeste da Itália. A cidade abriga a Basílica de Santo Antonio, mas ainda tem outros lugares que vale uma visita como a Piazza Prato della Valle (a maior praça da Itália), as Piazzas delle Erbe e della Fruta e a Cappella degli Scrovegni (que tem em seu interior uma enorme quantidade de afrescos de Giotto – pintor referência para os renascentistas ).

Capella degli Scrovegni (Foto by Paul Turner via flickr)

Capella degli Scrovegni (Foto by Paul Turner via flickr)

Universidade de Padua

Universidade de Padua existe desde 1222 e teve entre seus professores Galileo Galilei, que viveu 18 anos de sua vida em Pádua (Foto by narasamdya via flickr)

jardim botanico

Jardim Botânico de Pádua (Foto by Matthew Traucht via flickr)
piazza della erbe

Piazza delle Erbe (Foto by narasamdya via flickr)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Rua típica da cidade (wikipedia)

Basilica de Santa Justina vista do Prato della Valle (wikipedia)

Basilica de Santa Justina vista do Prato della Valle (wikipedia)

Piazza Prata delle Valle

Piazza Prata delle Valle (Foto by roberto boboviel via flickr)

VERONA

ahhh Verona!! Famosa pela linda e triste história de amor de Romeu e Julieta, da peça de Shakespeare…No centro da cidade existe uma vila onde, pelo que conta a história, Julieta morava. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. E esse tem sido o principal atrativo para turistas do mundo todo: visitar a sacadinha da casa da Julieta.

scan0206

Sacadinha da casa de Julieta

verona-casa de Giulietta

Ela é uma pequena cidade que muito se parece com Pádua. Também fica na região de Vêneto. Pode ser visitada praticamente em um dia. Verona é cercada por uma muralha (como as cidades medievais em geral) e é cortada pelo Rio Adige. Possui várias pontezinhas, como a Pietra e a Scaligero, que permitem uma bela vista da cidade. Fica a menos de duas horas de Bologna, Veneza e Milão.

No período romano Verona gozou de importância e prosperidade e ainda hoje os restos daquele momento glorioso tornam famosa a sua história: a Arena, Teatro Romano, Porta Borsari, o Arco dei Gavi.

Verona-Italia-antiga arena

Arena romana (ou coliseu de Verona, como chamam). Construida no século I, é o terceiro maior anfiteatro do mundo. Em algumas épocas do ano, é palco de  óperas, peças de teatro e  festivais. Aberta diariamente. Paga-se para entrar. Estudante tem desconto.

arena a noite - verona

Arena di Verona – anfiteatro romano (at night. Foto by Sergey Sosnovskiy via flickr)

Em geral você encontrará um lugar legal e aconchegante ao redor da Piazza Brà (a praça da Arena) que é o coração da cidade- o nome deriva do fato que um tempo era o campo suburbano, a “braida”- e é caracterizada pelo edifício símbolo da cidade, a Arena ou da Piazza Erbe (próxima à Casa da Julieta). E se quiser um lugar mais tranquilo, opte por algum café ou trattoria às margens do  Rio Adige.

piazza Bra

Piazza Brà

verona

A antiga e bonita muralha ao redor da velha cidade de Verona

scan0207

verona

Piazza delle Erbe – aqui tem uma também – (Foto by Peter Gutierrez via flickr)

Rio Adige visto da Ponte do Castelvecchio

Rio Adige visto da Ponte do Castelvecchio

A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura.

Anúncios