Tags

, , , , , , ,

Finalmente desembarcamos em Copenhagen!

Copenhagen é a capital da Dinamarca e sua cidade mais populosa, com uma população urbana de 1.213.822 (em 1 de Janeiro de 2012) e uma população metropolitana de 1.950.522 (em 1 de Janeiro de 2013). Situa-se na costa leste da Zelândia e se estende em toda parte de Amager. Pontes e túneis unem as partes da cidade  e a paisagem urbana é caracterizada por praias e avenidas. É um grande centro regional de cultura, mídia e ciência, como indicado por várias pesquisas e rankings internacionais. Ciências da vida, tecnologia da informação e transporte são setores importantes, e pesquisa e desenvolvimento desempenha um papel importante na economia da cidade. Copenhague é um dos centros financeiros da Europa do Norte com o Copenhagen Stock Exchange e também lar de muitas empresas como a Maersk, grupo Carlsberg e Novo Nordisk.

copenhagen via skyscrapercity 1

Foto: skyscrapercity by Aussie94

A imagem da Dinamarca é bastante relacionada a um país de castelos, reis e rainhas. Filmes, desenhos e histórias escolheram este viés para falar, ou pelo menos citar. Os contos de fadas de Hans Christian Andersen também tiveram um papel importante no meio do caminho. Também, pudera: basta visitar Copenhague para ver que tal fama não lhe foi dada à toa. A capital dinamarquesa reúne belos castelos, monumentos históricos e todo o glamour que se pede uma monarquia. Aqui também há a cerimônia de troca de guarda, que nem em Londres.

troca de guarda - flickr by Ana Valéria Castro

Troca de Guarda no Palácio Real (Foto: Flickr by Ana Valéria Castro)

A Guarda Real faz constante ronda pelas ruas de Copenhagen…

copenhagen via skyscrapercity by freki 5

Palácio Real de Amalienborg, de 1750. O Palácio é composto por quatro edifícios idênticos. Um acontecimento diário é a mudança da Guarda Real, que ocorre todos os dias ao meio-dia (Foto: Skyscrapercity by Freki)

O que se vê pelas ruas de Copenhagen é uma mescla de construções antigas com prédios de design moderno. Tanto é assim que os dinamarqueses são reconhecidos internacionalmente por terem uma linha própria de design em TVs, relógios, móveis, entre outras coisas. Quem chega por vias áreas descobre logo ao desembarcar, a modernidade do aeroporto que revela esta Copenhagen nova, de muito brilho e requinte. Porém, ao chegar ao centro da cidade, fica claro que o passado também está presente e bastante vivo, pois foi guardado e bem tratado por seu povo.

copenhagen via skyscrapercity6

Foto: skyscrapercity by Aussie94

A infra-estrutura diversificada permite uma mistura de bicicletas, carros e transportes públicos, enquanto o Copenhagen Metro serve o centro da cidade de interior, o S-trem liga o centro da cidade com os bairros mais afastados de Copenhague. O Aeroporto de Copenhagen é o maior aeroporto nos países nórdicos, servindo 23,3 milhões de passageiros em 2012.

copenhagen via skyscrapercity2

Foto: sckyscrapercity by Aussie94

copenhagen via skyscrapercity7

Foto: skyscrapercity by Aussie94

copenhagen via skyscrapercity9 carlsberg headquarters

Empresa Carlsberg (Foto: skycrapercity by Aussie94)

copenhagen via skyscrapercity8

Shopping Center (Foto: skyscrapercity by Aussie94)

copenhagen via skyscrapercity3

Foto: Skyscrapercity by Aussie94)

Para muitos, Copenhagen é a porta de entrada para a Escandinávia. Há muito tempo, Noruega e Suécia também pertenciam à Dinamarca, que ironicamente acabou se tornando o menor dos três países – sem contar Groenlândia e Ilhas Faroe, que pertencem à Dinamarca. Por isso, muitas características são semelhantes nos três países.

Copenhagen possui diversos canais e residências flutuantes. A população cultiva a prática de esportes, principalmente aquáticos, é comum ver muitos caiaques no final de tarde, que se cruzam com os barcos de passeio, repletos de turistas.

copenhagem via skyscrapercity by freki

copenhagen via skyscrapercity by freki 1

copenhagen via skyscrapercity by freki 2

copenhagen via skyscrapercity by freki 3

Crédito das 4 fotos acima para Freki-Skyscrapercity

A culinária local é bastante reconhecida internacionalmente. Um dos pratos mais famosos da Dinamarca é o smørrebrød, que basicamente é pedaço de pão integral preto coberto com uma carne ou peixe e alguma salada por cima. Ah…e também seja no rigoroso inverno ou no tão esperado verão, o povo dinamarquês gosta muito de festa. Tudo é motivo para beber um Snaps (como é chamada a aguardente local). As danceterias começam a encher depois da meia-noite, mas antes disso o povo já está alegre pelas ruas, também depois de tanto beber Snaps…pois ninguém pára no primeiro gole! 🙂

copenhagen - smorreb flickr by Mikkel Elbech

Foto: Flickr by Mikkel Elbech

Mas o passeio segue e logo nos deparamos com A Pequena Sereia, a verdadeira. Ela não tem o sorriso da Monalisa, não tem o tamanho da Estátua da Liberdade, mas tem aura. Há quem se frustre com o seu tamanho, mas, como dizem os dinamarqueses, a sereia é pequena na história, não faria sentido ela ser grande.

copenhagen 5-001

copenhagen 3.1 copenhagen 4 (2)

copenhagen 4.1

copenhagen 6

A noite saimos do hotel e fomos conhecer o Tivoli Gardens….congelando, mas fomos e valeu a pena!

copenhagen via skyscrapercity4

copenhagen via skyscrapercity5 rolercoaster park tivoli

copenhagen 014

copenhagen 015

copenhagen 013

copenhagen 016

copenhagen 017

copenhagen 018 copenhagen 019

copenhagen 020 copenhagen 021

Uma pausa para uma bizarra explicação: gente, não estranhe por estarem me vendo usar o mesmo casaco em quase todas as fotos…hahaha..é que como não quisemos levar muita bagagem, por conta das “andanças” de trem, colocamos o que era mais quente (internamente tem um acolchoamento térmico) mas quando chegamos em Helsinque não têve jeito, Steve teve que comprar às pressas um casaco de pele para que eu aguentasse o pior frio que já enfrentei.

copenhagen 2.1.1

Harbour

Copenhagen Copenhagen22 copenhagen 1.1 copenhagen 1.1.1 copenhagen 2.1

Idioma: Dinamarqês, mas o inglês também é fluentemente falado por quase toda a população e, mais ao sul da Dinamarca, também se fala alemão.

Moeda: Coroa dinamarquesa

Câmbio: Não é muito fácil encontrar uma casa de câmbio que troque Real em Copenhague. É melhor trocar o dinheiro no Brasil ou viajar com Euro ou Dólar. Apesar dessas moedas não serem aceitas pelas ruas, são mais fáceis de trocar. Os bancos são os melhores lugares para realizar o câmbio. É necessário apresentar o passaporte para realizar a transação.

Anúncios