Tags

, , ,

flornapraia                         Brazil: “flower on the sand”  photo by contesini2000

É uma daquelas perguntas por excelência que sempre aparecem em blogs e fóruns. Mas, ou há ainda uma diferença ou são turistas e viajantes a mesma coisa?

Estava lendo um artigo sobre esse assunto que achei muito interessante e entre algumas opinões citadas, acrescento as minhas, do jeito que interpreto.

Para Craig Heimburger do blog travelvice :Turistas esperam papel higiênico – viajantes carregam sua próprio (com o rolo de papelão removido, ele fica achatado).

Para Gary Arndt do blog Everything Everywhere : Não há nenhuma diferença. É uma distinção usada por pessoas pretensiosas para se sentirem superiores aos outros. Para os moradores, não importa quanto tempo você está viajando ou qual a sua mentalidade, você ainda é um turista. A melhor distinção é entre viajar e férias, o que é uma distinção entre o que você está fazendo, não quem você é.

Para Derek Turner do The World by Sea : Um turista é uma pessoa cuja motivação para a viagem é muitas vezes para escapar. Seu objetivo: encontrar um resort à beira-mar, ou casa de campo onde, por um momento no tempo, você pode esquecer o trabalho e dia-a-dia de estresse … apenas relaxar.  Você terá alguém que irá cozinhar, limpar e orientar seus destinos diários. Mas um viajante é diferente. Quando você é um marinheiro, você é uma pessoa que navega. Quando é um pintor, uma pessoa que pinta. O termo, seja por paixão ou profissão, define o indivíduo. Um viajante é uma pessoa que viaja, mas é muito mais do que de férias, é necessidade. Quando você é um viajante, vocês são abençoados … ou amaldiçoado com um caminho para descobrir.

Concordo de alguma maneira, com o que já foi dito acima e adiciono mais um pouquinho:

Turistas não estão procurando por descobertas, eles vão em busca do que já tem lá definido no roteiro, apenas para verem com os prórios olhos, enquanto que Viajantes, tem a emoção de descobri algo novo por eles mesmos, sabendo que poucas pessoas tenham visto antes, ou talvez ninguém mais tenha conhecimento.

Um Viajante se envolve com o destino escolhido através da interação com as pessoas e respeitosamente explorando todas as paisagens. Procura captar a essência do lugar e sai com uma profunda compreensão do mesmo. O turista visita o destino pelo prazer e diversão de um feriado.

Um viajante explora a cultura, as pessoas, as tradições, a comida, os estilos de vida e funcionamento interno de um país. Um viajante fica mais envolvido, enquanto o típico turista pode ter o básico, ver alguns pontos turísticos, tirar algumas fotos e ir para casa experimentando apenas a superfície de um país.

Literalmente, um turista é “uma pessoa que viaja por prazer”, enquanto que um viajante é “uma pessoa que muda de local”. ( WordNet ) Talvez isto signifique que um turista é apenas uma pessoa à procura de um período de férias, quando um viajante é uma pessoa sempre em busca de novos cenários e aventura. Pode significar também que um turista é alguém que toma a rota segura, aderindo aos muros da cidade e arrastando uma mala, enquanto que um viajante não tem medo de percorrer caminhos nas montanhas ou até mesmo tentar escalá-las. 

É claro, que tudo depende da disposição e tempo de quem vai viajar e também do desprendimento em correr riscos de quem vai encarar ser um Viajante. Tem gente que tem medo de se perder, de não ser capaz de se comunicar e muitas outras coisas. Mas hoje em dia o Viajante tem a sua disposição todos os modernos meios de comunicação (laptops, tablets, smartphones, gps etc) além de dicionários especificos de viagens em todas as línguas, assim como livros de turismo online, sem contar que sempre pode contratar serviços locais para orientação.

E você? acha que há uma diferença entre “viajantes” e “turistas“? Dê sua opinião..

Anúncios